Responsabilidade Social

Aprendi desde criança com meus pais presbiterianos a compartilhar o que temos com aqueles que vemos e sabemos que precisam. O projeto de Responsabilidade Social no Povoado do Moinho decorre da minha tradição. Para colocá-lo em pratica conto com o apoio de amigos, pacientes e até de lojas e locais para venda e exposição dos produtos. Várias pessoas e famílias do Moinho são beneficiadas pelo nosso trabalho. Além disso, enquanto médica, atendo, acompanho os casos clínicos, pratico medicina preventiva e realizei pesquisa sobre históricos de saúde das famílias moradoras. Mantenho em casa uma pequena farmácia de produtos naturais e remédios para emergências.

O Povoado do Moinho



Possui cerca de 300 moradores. Mais da metade é nativa do local, são negros e há entre os mais velhos alguns descendentes diretos de áreas de quilombo do nordeste goiano. O Moinho é parte do município de Alto Paraíso de Goiás, distante da cidade a 12 quilômetros por estrada de terra. Fica na Chapada dos Veadeiros e está vizinho do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade. É uma região de montanhas, preservada pela própria geografia de terreno pedregoso, e é parte do cinturão regional conhecido como Berço das Águas. É um lugar pequeno, com muito verde, rios e cachoeiras e onde ainda se pode desfrutar de uma vida mais devagar.


O Projeto e suas lógicas

Projeto Oficina de Costura e Artesanato

Com um grupo de mulheres e jovens mantemos um pequeno atelier de costura. Graças a ele as mulheres aprenderam os saberes do oficio de corte e costura e a trabalhar em maquinas semiprofissionais. Ao longo do tempo aprenderam a confeccionar roupas e vestes reversíveis, echarpes, chapéus, que foram elaborados durante minha experiência com moda há 20 anos atrás. Aprenderam a confeccionar artesanatos, tapetes, enfeites natalinos, anjos, e especialmente lindas bonecas e bonecos adultos e crianças, negras, brancas e indígenas, com o objetivo de geração de renda para as famílias e mulheres envolvidas.

As vendas desses produtos são feitas com o selo “Armazém do Moinho” e as pessoas são incentivadas em lojas, feiras livres e outros locais a participarem do que chamo de “consumo consciente”. A pessoa compra ou vende esses produtos, consciente da sua participação e do destino da renda obtida.

Jardim das Ervas

É a minha horta de plantas aromáticas, medicinais e de horticultura. Com alguns moradores, consultoria externa para o bioplantio orgânico e saudável, consultoria de uma botânica para o plantio de espécies nativas brasileiras, o Jardim das Ervas tem facilitado a pesquisa de plantas e a produção de uma linha de biochás própria do local para consumo local e dos meus pacientes. Formulo compostos chamados de Paz do Moinho, Ventos do Moinho, Coração do Moinho, entre outros.

O objetivo desta horta é, também, difundir modos de plantação orgânica como o bioplantio, valorizar o uso da água mineral que se consome em todo o Povoado vinda da nascente Mayana sem nenhum aditivo, valorizar a ausência de poluição do ar, sonora e de iluminação, em respeito aos ciclos da vida (noite-dia, luz-escuro), além de instigar a desidratação e a conservação da produção, inclusive de frutas que se perdem, com rigor de seleção, qualidade da produção final e modos mais adequados de acondicionamento.


Confira artigos e notícias no meu blog

14 de agosto de 2017

Vida Natural

Vida Natural se propõe a buscar junto com você o que está desabrochando como novo, uma medicina natural, os poderes do compartilhamento em todos os campos, a ciência que faz de você dono de si mesmo e, principalmente, as novas expressões da retomada dos valores humanitários…
14 de julho de 2017

Mamacadela é o nome popular. Por que será?

O uso medicinal da Mamacadela é reconhecido em diversas regiões do Brasil. Geralmente as raízes são comercializadas em feiras livres e são indicadas para tratamentos dermatológicos para inflamação, anemia e dismenorréia por comunidades indígenas no Estado do Maranhão.
10 de julho de 2017

Consuma cascas de jabuticaba sempre que possível

A brasileiríssima jabuticaba contém procianidinas, composta de flavonóides que protegem todo o sistema cardiovascular. Funciona, também, como o resveratrol, remédio que combate a inflamação silenciosa. Em geral as jabuticabas…